quarta-feira, 20 de maio de 2015

Opinião: Como Começar a Ler Quadrinhos?


Se existem algo que gosto de ler desde criança, isso são quadrinhos. Não me considero um especialista em quadrinhos para realmente fazer jus ao título do post, mas o que escreverei aqui tem a função de ajudar a quem queira começar a ler quadrinhos se baseando na experiência de um leitor iniciante que tive.

Esses últimos dias eu estive relendo vários quadrinhos - a maioria Batman - e tive a ideia de escrever este post para ajudar quem esteja começando.

Acompanhei quadrinhos mensalmente a mais ou menos dois anos seguidos até um tempo atrás. Antes disto na adolescência comprava apenas alguns títulos ou outros que me interessavam - em geral Superman ou X-Men - e algumas edições especiais de arcos fechados.

Quando os Novos 52 chegaram aqui no Brasil, vi uma oportunidade de poder começar a acompanhar os quadrinhos da DC todos os meses com numeração nova. E como já estava trabalhando naquela época nada me impediu de construir em casa pilhas e pilhas de quadrinhos todos os meses. Eu estava comprando praticamente de tudo que a Panini lançava com o selo DC.

Digo isso porque como um grande fã da DC que eu sou – leia este post para saber porque – no inicio do reboot Novos 52 da DC Comics, cheguei a comprar todos os títulos que eram lançados nos respectivos meses, fora a edições especiais encadernadas que não eram lançadas no mixes das revistas mensais. Isso me deixou com um prejuízo que tive que racionar para não entrar no vermelho com as contas a pagar.

É importante sempre ter isso em mente e lembre-se de não torrar toda sua grana com quadrinhos. Palavras de alguém que passou por esse aperto.

Bem, o que sugiro primeiro aos novos leitores logo de inicio, antes de tudo é escolher qual das duas gigantes editoras – estou falando de Marvel e DC Comics - e não deixar de verificar qual se encaixa melhor em seu perfil. Levando em consideração os tipos de seus heróis, filosofias e histórias que você mais goste. Ou então para quem goste de um pouco das duas, comprar os títulos de heróis que mais chamem a sua atenção.

Essa parte é importante porque você lendo historias de um ou dois heróis que mais goste, mais fácil vai ficar de você de familiarizar com aquele personagem e seu universo. Sugiro isso logo de imediato porque é muito difícil acompanhar tudo o que acontece tanto na DC como na Marvel. Nisso sem falar na quantidade de dinheiro que se gasta. Lembre-se do que citei acima...

E é sempre bom termos um dinheiro sobrando para outros títulos, pelo caso de alguma saga se estender para um, ou mais títulos paralelos que não costumamos comprar mensalmente.

Se você quer começar a ler quadrinhos, deve ter em mente que ira acompanhar mensalmente as historia do herói(s) escolhido(s). Pois se você não mantiver esse compromisso mensal com a revista, nada vai valer de o leitor ler este post.

É bom ressaltar que por mais que perdemos um número qualquer, ou não compramos todos os títulos – isso vale para qualquer tipo de quadrinho - todos os meses isso nos abre uma possibilidade que faço questão de sugerir aos leitores novos, que é garimpar e procurar edições que nos faltam na coleção em sebos, lojas/bancas, convenções e em feiras de quadrinhos.

Que por mais trabalhoso que seja ou até chato para alguns, os preços de títulos de segunda mão ou em promoção nos faz conseguirmos economizar um bom dinheiro.
Eu adoro sair procurando aquele número perdido para completar a coleção que nos dar até certo valor de conquista. Já achei em sebos aqui em minha cidade edições de arcos fechados que perdi de comprar em bancas de jornal, pagando a metade do preço da capa da época.

Acho um tanto prazeroso e proveitoso até para conhecer outros leitores para se trocar ideias, contato e até fazer novas amizades. Quem nunca gosta de encontrar pessoas com os mesmos gostos em comum?

Outra duvida que vejo muito na internet a respeito é sobre as sagas que acontecem nos universos dos quadrinhos. No inicio pode parecer confuso, mas irei dar um exemplo que eu mesmo adotei.

Dentro de uma saga é interligada vários títulos e como exemplo vou usar a Guerra Civil da Marvel. Digamos que eu comprei todos os títulos que fizeram conexão com a saga, e dentre esses eu gostei mais dos Novos Vingadores e Homem-Aranha. A partir daquele ponto que a Guerra Civil acabou posso seguir e ler mensalmente esses dois títulos que escolhi. Vai ficar confuso porque nesses dois títulos em diante vai ser mencionado coisas que aconteceram antes da Guerra Civil e coisas que aconteceram nela e você não vai saber ou simplesmente não vai se lembrar pela quantidade de informação que foi absorvida. Mas isso é normal. Há historias que lemos diversas vezes para entendermos e até mesmo há coisas que não intendemos em uma ou duas leituras da revista que só vamos entender ou perceber quando lemos mais uma vez.

Não existe um modo de lermos desde a edição #1 -  a não ser que a editora reformule todos os seus títulos e comecem com numeração nova - pois ler quadrinhos não é ler uma saga em livros. O que sugiro é lermos aos poucos histórias e arcos antes da edição que começamos para costurar a cronologia do herói. Depois disso as coisas vão fazendo sentido e você vai seguindo adiante com as revistas mês a mês, saga a saga e vê que tudo aquilo que você leu durante anos ainda faz sentido e se encaixa no que você leu durante três ou quatro anos gerando assim a cronologia do ponto de partida que você teve anos atrás.

Lembre-se que cronologia é algo importante – as vezes chato - e muito mencionado no mundos dos quadrinhos, o que não quer dizer que as duas gigantes editoras também não se enrolem de tantas historias escritas e com furos que não são esclarecidos no futuro.

Se você é igual a mim, conservador com os seus quadrinhos e gostaria de guardá-los por bastante tempo, para ficarem novos e conservados, guarde todos em saquinhos plásticos próprio para eles. Um site que recomendo para comprar aqui no Brasil que trabalha com esse tipo de venda e vendas de quadrinhos novos e usados é o Rika Comics. Eles trabalham na entrega de saquinhos plásticos tanto para formato americano, como formatinho da Editora Abril que também vale para mangás.

Continuando falando de comprar pela internet, sugiro também que visite o site da Comix para compra de quadrinhos e mangás novos. Eles às vezes fazem promoções relâmpagos onde não se paga o frete. É uma ótima pedida também para comprar Graphic Novels. Fica a dica.

Em terceiro recomendo também que sempre visitem os sites da DC HYPERLINK "http://www.dccomics.com/"Comics e/ou o site da Marvel. É uma ótima forma de ficar por dentro e já saber o que está sendo lançado nos Estados Unidos, que logo em breve chegará no Brasil. São fontes oficiais e essenciais para todo fã de quadrinhos. Ambos em inglês.

E por último ficar de olho no site da Panini, que são os distribuidores aqui no Brasil dos quadrinhos tanto da DC Comics quanto da Marvel. E para quem, escolheu ler os quadrinhos da DC Comics, a Panini tem na internet uma ótima fonte - somete de quadrinhos DC Comics - com o site Novos 52 que sempre nos mostra os breves lançamentos que estará nas bancas e livrarias em relação a tudo que é lançado da DC Comics no Brasil. Além de possuir um catálogo com todas as capas das publicações desde o inicio do reboot Novos 52 no Brasil, o site nos oferece uma forma de comentar as publicações junto com os editores da Panini, outros leitores e fazer downloads de papeis de paredes e capas de Facebook para personalizar nosso perfil e nosso computador com a temática do universo DC Comics.

Antes de terminar deixo esclarecido nesta nota que eu não recebi nenhum tipo de pagamento por mencionar esses sites e lojas de quadrinhos aqui em meu blog, escrevi apenas para auxiliar e indicar essas fontes para os novos leitores que já utilizei e que comprei em ambas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário