quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Opinião: O efeito cascata com a moda Bazinga



Antes de tudo gostaria de esclarecer que não odeio The Big Bang Theory. Para mim a descoberta de uma série onde o retrato do cotidiano, com personagens nerds era algo totalmente nunca visto por mim antes. Ver aqueles estereótipos na tela, e perceber o quanto eu me encaixava com eles era de me fazer rir. Aquela altura no final de 2010, quando a série estava no inicio da sua 4ª temporada o termo “ser nerd” não era algo conhecido e popular entre as massas.

The Big Bang Theory entre os seus altos e baixos, com formulas já cansadas e repetidas para qualquer pessoa que assim como eu, acompanha até hoje, se tornou algo exaustivo. E até de certo modo faz querermos que a série acabasse de uma vez. Algo que pelo menos acontece comigo é ter o meu pensamento divido com a melancolia de que vou ter quando a série se encerrar. Ter a história de TBBT encerrada é algo a ser feito já pelo menos duas temporadas atrás na minha opinião. Lembrando que a atual 12ª temporada foi declarada ser a ultima da série.

Mas a grande questão é: “Qual resultado The Big Bang Theory nos deixou?”.


Há quem diga que hoje “ser nerd” se tornou algo popular, legal e “aceito” na atualidade. Outros dizem que os efeitos apesar de terem sido satisfatório para a cultura pop, originou-se a “Geração Bazinga” - uma clara referência ao Sheldon Cooper, um dos personagens da série - e a bolha da cultura pop, onde quer que vamos, somos metralhados por “conteúdos” nerd.

Mas não é de TBBT que quero escrever a respeito neste post. O que claramente quero ligar com a série é o quanto e até onde vai durar esta “moda nerd”. Posso parecer aquele nerd velho e chato querendo dizer que a nova geração não pode curtir o que curto. Defendo que podem curtir sim, mas garanto que mais de 80% - posso está até chutando baixo – vai deixar de consumir filmes, séries, games e quadrinhos quando essa “moda” passar. Muitos adolescentes que hoje se dizem nerds, só estão nesse barco porque é o “estilo” da moda. E ser nerd nunca foi estilo, e quanto mais moda. Defendo que ser nerd não é algo que sou “convertido” ou passei a ser um. Ser nerd é algo que nós descobrimos quando somos. Geralmente isso aconteceu com as gerações que, no passado apenas curtiam coisas que a grande maioria não dava importância e quando encontrava um seleto pequeno grupo que tinham algo em comum, se sentiam um pouco mais respeitados.


Meu caso foi que antes de conhecer o termo, nerd em 2009, com o nerdcast eu apenas gostava de filmes, games, animes e etc. Eu era apenas mais um que durante a sua infância/adolescência, não se encaixa nos grupos mais comuns na escola, e que quando encontrava pessoas com o mesmo gosto, se sentia um pouco mais confortável de conversar sobre esses assuntos. E não existia isso de moda nerd. No meu caso, eu claramente já era um nerd, e por desconhecer o termo, não sabia. E ouvindo o nerdcast, vi que me encaixava com tudo aquilo que ouvia nos podcasts com o Alexandre, Azaghal e companhia.

Acredito que a bolha possa está com os seus dias contados. Pois o que fez a mesma crescer foi o tal surgimento do universo compartilhado da Marvel nos cinemas, que arrisco falar que foi o primeiro filmes dos Vingadores em 2012. Existe uma clara quebra de paradigma, quando esse filme surgiu e passou a ser a coisa mais irada do momento. E para piorar, a grande maioria das pessoas desconhecem os heróis nas historias em quadrinhos. Suas origens, fases, ideologias e ensinamentos. Para eles só conta e vale o que está nos cinemas. O que gerou o maior câncer fandom na internet, onde antes era um território que se podia fazer amizade e conversar, virou uma zona de guerra e ofensa igual acontece com os torcedores de futebol. Não sou uma enciclopédia dos quadrinhos, mas com o que conheço já li muitas besteiras em grupos e fóruns, onde a gurizada só se baseia pelos heróis que assistem nos filmes. Ou seja, não conhecem, não pesquisam e falam besteira antes de saber.

E por conta desses filmes, o mercado editorial de quadrinhos aqui no Brasil, virou uma mina de ouro para as editoras. Preços exorbitantes por uma revista como se fosse uma edição rara, ou edições de capa dura com lombadas que formam um desenho panorâmico que na verdade destruiu o termo graphic novels. Todo esse efeito cascata por conta que é ser nerd hoje, virou “moda”.


Neste ano de 2018 assistimos o inicio do desfecho desse grande evento da Marvel nos cinemas e cá entre meus botões essa geração que viu o surgimento do MCU, logo em seguida vão migrar para outra moda ou mudar os seus interesses como costuma acontecer, pois vão deixar de serem os adolescentes publico alvo. Essa geração pelo que sabemos nos dias de hoje, tudo é descartável e de rápido interesse. Não vão mais ter interesse em ver outro grande evento de super-heróis nos cinemas.
O MCU vai acabar. TBBT vai acabar. As séries de heróis vão enjoar. E igual uma criança que está descobrindo o mundo, qualquer coisa nova é uma novidade melhor do que a anterior. Essa geração não tem o espirito nerd de verdade. São apenas consumidores. E para consumidores, o que está na moda hoje, amanhã não mais vai ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário