segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Crônicas: Jornadas com Jornada nas Estrelas




Por muito tempo desde que criei este blog, tenho em mente em escrever algum artigo a respeito de Jornada nas Estrelas e por tempos sempre fico adiando este assunto. Confesso que não sou tão presente em escrever neste blog como gostaria que fosse, mas me esforço para trazer algum conteúdo de qualidade e não apenas escrever algo por escrever. Lembrem-se sempre, qualidade é melhor que quantidade.

Atualmente não vejo melhor momento para se escrever sobre Jornada nas Estrelas do que agora. Pois exatamente este mês e ano, faz 10 anos que virei fã de carteirinha desta franquia televisiva tão importante para a cultura pop e fãs de ficção cientifica. Como sabem, sempre gosto de escrever sobre “nerdises” relatando minha opinião e ponto de vista sobre um determinado assunto e não esperem apenas mais um artigo de blog falando a respeito de origem e bastidores de produção.
Contradizendo um pouco o que já escrevi no paragrafo anterior, meu primeiro contato com Jornada nas Estrelas não foi exatamente há 10 anos. Muitos que cresceram na década de 90 tiveram seu primeiro contato com Jornada nas Estrelas na extinta Rede Manchete e eu fui um deles. Comecei a assistir a série porque meu pai assistia e o flash de memoria mais antigo que tenho da época é a nave estrelar USS Enterprise e o Sr. Spock. Que desde aquela época eu já gostava dele por conta de suas orelhas pontudas. Junto com a série clássica, lembro também de assistir Cap. Picard na nova geração, que desconheço a informação se na época passavam ambas as séries juntas na mesma emissora. E deixo aqui agora uma declaração curiosa a respeito da série, que na verdade em todos esses anos seguintes aos anos 90, eu não lembrava nada da série, do que se tratavam as histórias, dos nomes dos outros personagens e etc. Gostava de assistir junto com meu pai pelo simples fato da série se passar no espaço e ter naves espaciais. Isso era o suficiente para chamar a minha atenção.

Como sempre gostei de filmes com histórias espaciais, Jornada nas Estrelas sempre foi exemplo e referência de ficção cientifica para muitas pessoas que consomem este tipo de conteúdo. O claro exemplo do resultado de como estar impregnado em nossas cabeças a forte cultura pop norte-américa presente até os dias de hoje em várias gerações que nasceram.


Outros exemplos dessa cultura pop são Guerra nas Estrelas, Superman e Batman. Seus avôs, seus pais e seus tios não assistiram ou leram, mas sabem o que é apenas batendo o olho. E por conta de ter o conhecimento da existência de Jornada nas Estrelas, eu sempre quis ter a oportunidade de revisitar esse universo e de verdade passar a conhecer suas historias, personagens, legado e importância para o meio nerd. Mas entra a questão: como fazer isso?


Era de conhecimento de qualquer um que já havia ouvido falar de Jornada nas Estrelas, que a série era conhecida por ser demasiada longa e cheia de episódios. Antes da internet aqui no Brasil o único meio de se colocar as mãos nessa série, era ter um amigo com VHS gravado da série que passou na televisão aberta na época e nada mais. Mas quero situar precisamente à metade dos anos 2000. A internet já estava a caminhar no Brasil e já tínhamos até um modo de como adquirir esses VHS comprando através do Mercado Livre. Mas já era 2008 e ninguém mais usava Video Cassete em casa. Fazer download era uma opção, mas a velocidade de conexão não era a das mais favoráveis para se fazer download de gigabytes de arquivos de vídeo. Pelo menos para a minha realidade.


Duas das coisas que eu fazia na internet pesquisando a respeito de Jornada eram visitar o site oficial e assistir alguns vídeos e trailers dos episódios que eram disponíveis, e outra era pesquisar os boxes de edição de colecionador que eram lançados geralmente para os Estados Unidos na Amazon. Antes que me joguem pedra, Youtube não era tão popular assim como hoje para se encontrar de tudo e ver.


Mas eis que um dia estava eu visitando a sessão de Dvd’s nas Lojas Americanas, e me deparo na sessão de series com os boxes de Jornada nas Estrelas a série clássica. Fui um deslumbre para eu ver aquela caixa amarela que para a minha surpresa era a primeira temporada, e nela estampada os dois maiores ícones da série: Cap. Kirk e Sr. Spock. Era aquilo o que eu mais procurava! Por se tratar de um box de Dvd’s, já sabia que não sairia por um preço amigável. R$80.00 reais era o preço do box e eu não tinha na altura cartão de crédito para parcelar. Tentei tirar o cartão da loja junto com meu pai, e para a alegria dos menos afortunados, não foi aprovado.


Engana-se que pensava que eu me daria por vencido. Naquele tempo trabalhava junto com meu pai em um pequeno negócio da família, e sempre no fim de semana meu pai me pagava algo para que eu pudesse ter uma graninha pela ajuda durante a semana. Geralmente eu torrava com revista em quadrinhos ou filmes. Mas para comprar o box de Jornada nas Estrelas eu precisava juntar grana de mais uma semana, para então comprar a primeira temporada da série. No fim das contas consegui comprar os Dvd’s, voltei para casa todo feliz e para o planejamento dos dois dias seguintes, a maratona da série já estava a caminho.

Poder ter a chance de assistir a série clássica para mim não ouve preço. Claro que muitas pessoas dizem que a série clássica é lenta, os cenários são muito artesanais e os efeitos especiais datados. Mas para mim, esse é o charme da série clássica. Que para contar uma boa historia, ela não se abraça a efeitos especiais topo de linha e cenários maravilhosamente lindos. Ambos ajudam a contar uma historia melhor? Ajudam sim, mas não são obrigações. Historias bem escrita, já era eram feitas décadas atrás em livros com auxilio apenas da nossa imaginação.

Gostaria de poder apagar de minha memoria a série só para ter a oportunidade de descobrir cada episodio bem escrito e com um roteiro digno de serie da década de 60. Episódios que pelo menos uma vez por anos gosto de assistir novamente e poder ter pelo menos um pouco daquela sensação mindbloing que temos quando vemos pela primeira vez uma série ou filme. Episódios que espero um dia poder escrever um artigo aqui no blog, não enumerando qual gosto mais e fazer uma lista, mas escrever comentando o que acho de cada um deles.


Hoje, já vi todas as temporadas da series clássica e digo com convicção que Jornada nas Estrelas é uma das minhas séries preferidas. Seu universo, naves, raças, politica, linha temporal é tudo do que um nerd gosta de assistir e consumir. Confesso que ainda tenho muita bagagem para assistir as séries seguintes que desconheço e os demais filmes antes do reboot, mas fico feliz de ainda não ter descoberto tudo desse universo, porque sempre é bom termos algo que não vimos ou lemos para conhecer e sentir aquela vontade de devorar o material igual como estamos morrendo de fome, procurando e explorando mais e mais por cada informação com algo novo. Novidade nunca é chata.


Se você assim igual a mim, não liga para efeitos datados, ou se a serie é demasiada antiga, com atuações meio canastronas e o que vale mesmo é conhecer o material, vá fundo e assista. Pois a sua jornada esta apenas no começo.


Vida longa e prospera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário